Telefone: (48) 3202-9800

Campanha Maio Amarelo





Você sabia que em 2010 a ONU definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”?

A resolução foi elaborada com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. O estudo apontou ainda que aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram aos acidentes com sequelas.

Saiba mais sobre a campanha

A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e também a sinalização de advertências no trânsito. 

O Movimento Maio Amarelo pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ideia da campanha é mudar essa realidade, conscientizando os motoristas e pedestres para evitar os acidentes nas estradas, proporcionando um trânsito mais seguro. 

O tema deste ano é: “Nós somos o trânsito”. Incentivando o respeito entre as pessoas, o movimento chega em sua quinta edição direcionado à importância da conscientização de cada um para o trânsito mais seguro. A responsabilidade na questão pertence a cada um de nós. Motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres, devemos ter atitudes conscientes e de preservação da vida.

Dados alarmantes

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas e essa é a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o maior responsável por mortes de pessoas na faixa de 15 a 29 anos de idade. 

Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

A OMS estima que, nesse ritmo, quase 2 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando a ser essa a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Também nesse período, anualmente, sobreviverão aos acidentes com traumatismos e ferimentos entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas, de acordo com a estimativa. 

A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

As informações são do Movimento Maio Amarelo.

Fique atento e respeite as leis de trânsito!
 
 





Últimas Notícias

Veja todas as novidades e relacionados do segmento!


    ENEM 2018: Tecnologia e Direito

    ENEM 2018: Tecnologia e Direito

    08/11/2018By Medeiros Santos

    O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorreu no último domingo (4), trouxe como tema para a redação a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

    Leia Mais
    Como funciona o auxílio doença?

    Como funciona o auxílio doença?

    07/11/2018By Medeiros Santos

    Novembro Azul: um alerta sobre a prevenção do câncer de próstata e a importância do homem fazer seus exames regularmente, trazemos aqui um pouco de informação sobre o auxílio doença, um benefício que todo paciente oncológico tem direito.

    Leia Mais
    Desvio Produtivo do Consumidor

    Desvio Produtivo do Consumidor

    28/09/2018By Medeiros Santos

    Com as diversas mudanças sociais, não se pode negar que o tempo é uma das principais “moedas de troca” entre as pessoas. Pensando nisso, nos encontramos na busca constante por serviços e produtos que nos possam otimizar nosso cotidiano.

    Leia Mais
Top